Atualização

População da Zona Sul está mais envelhecida, aponta Censo do IBGE

Novos dados divulgados indicam que região possui grande percentual de pessoas mais velhas; mulheres são maioria nos municípios

Foto: Jô Folha - DP - Pesquisa indica que Zona Sul possui alto percentual de idosos e mulheres são maioria nas cidades

Por Victoria Meggiato
[email protected]

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (27) novas atualizações sobre os números da população brasileira, de acordo com o Censo Demográfico 2022. A primeira divulgação dos dados foi feita em junho deste ano. O estudo mais recente apontou que a Zona Sul está com a população envelhecida e que, na maior parte dos municípios, existem mais mulheres. Em comparação com o Censo de 2010, a região possui 18,6 mil habitantes a menos.

De acordo com os dados do Censo 2022, o Rio Grande do Sul teve um aumento de cerca de 189 mil habitantes. É o Estado com maior percentual de pessoas idosas, 14,1% dos moradores têm 65 anos ou mais. Nos 22 municípios da Zona Sul, a população também está mais velha. Metade dos habitantes possui mais de 40 anos. Em alguns municípios, como Cerrito e Morro Redondo, metade da população está acima dos 44 anos e, em Santana da Boa Vista, acima dos 45. A coordenadora do IBGE na região Tatiana Gautério compara os dados. "No Estado metade da população tem 38 anos ou mais. Já no Brasil, metade tem 35 anos ou mais. Então se percebe que nos municípios aqui do sul do Estado, em relação à média do Rio Grande do Sul e do Brasil, realmente nós estamos com o índice maior", observa.

Diminuição da população

De todos os municípios da Zona Sul, somente Candiota, Capão do Leão e Chuí mostraram um crescimento positivo com relação ao Censo de 2010. Ainda assim, não foi um aumento significativo. Os demais municípios perderam população, sendo as maiores taxas de crescimento negativo em Amaral Ferrador, Santana da Boa Vista, Piratini e Pinheiro Machado.

Crescimento da população

Positivo
Chuí: 0,4%
Capão do Leão: 0,7%
Candiota: 1,6%

Negativo
Amaral Ferrador: -1,4%
Santana da Boa Vista: -1,3%
Piratini: -1%
Pinheiro Machado: -1%

A diminuição de pessoas pode ter ocorrido por diversos motivos. Tatiana afirma que a mudança para outros municípios é um dos fatores que contribuiu para essa situação. "As mulheres estão tendo menos filhos e possivelmente houve um processo de migração. Os dados de migração não saíram ainda, mas no momento temos o dado bruto, da diminuição da população", observa.

Ela ainda esclarece que o Censo mostra um retrato da realidade da população. "Com esses dados vai ser possível identificar as necessidades de cada local. Então, nos municípios em que há um maior envelhecimento da população, as lideranças políticas poderão fazer, eventualmente, políticas públicas voltadas para essa faixa etária."

Mulheres são maioria

Mais da metade da população na maioria dos municípios é composta por mulheres. Na soma das cidades com relação às faixas etárias, se observa que, até os 29 anos, existem mais homens. Já a partir dos 30 anos, as mulheres passam a ser maioria, o que indica que elas vivem mais. Alguns locais apresentam uma pequena diferença entre os dois gêneros, com o percentual de homens sendo maior: Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Candiota, Canguçu, Herval, Pedras Altas, Piratini, Santana da Boa Vista, São José do Norte e Turuçu. Nessas cidades, o número de homens é maior do que o de mulheres, porém, a diferença não é significativa.

Porcentagem de mulheres nas cidades da Zona Sul

Amaral Ferrador: 48,74%

Arroio do Padre: 49,13%

Arroio Grande: 50,75%

Candiota: 48,89%

Canguçu: 49,73%

Capão do Leão: 51,09%

Cerrito: 50,17%

Chuí: 51,41%

Herval: 49,65%

Jaguarão: 51,89%

Morro Redondo: 50,93%

Pedras Altas: 47,55%

Pedro Osório: 52,37%

Pelotas: 53,29%

Pinheiro Machado: 50,76%

Piratini: 49,73%

Rio Grande: 52,23%

Santana da Boa Vista: 49,54%

Santa Vitória do Palmar: 50,57%

São José do Norte: 49,77%

São Lourenço do Sul: 50,18%

Turuçu: 49,34%

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Combate à gripe aviária mobiliza esforços estaduais e municipais Anterior

Combate à gripe aviária mobiliza esforços estaduais e municipais

Aapecan Pelotas comemora 18 anos com cerimônia de homenagens Próximo

Aapecan Pelotas comemora 18 anos com cerimônia de homenagens

Deixe seu comentário